Crime contra o patrimônio
Os golpistas utilizam técnicas de engenharia social e, por diferentes meios e discursos, procuram enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecer informações sensíveis ou a realizar ações que facilitam a fraude, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.
De posse dos dados das vítimas, os criminosos costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.
POPULARMENTE CONHECIDO COMO 171,
ESTELIONATO É CRIME PREVISTO EM LEI, COM
PENA DE 1 A 5 ANOS DE RECLUSÃO E MULTA
Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, identificados no artigo 171 do código penal como estelionato. Assim, o golpista é considerado um estelionatário.
Na Cartilha Antifraude para Lojistas apresentamos alguns dos principais golpes aplicados na Internet e alguns cuidados que devem ser tomados para se proteger. Mas como identificar a fraude quando o crime é praticado contra o consumidor? Apresentamos aqui as Boas Práticas que mantêm o comprador online seguro.