Notice: Undefined variable: yJjdPXkM in /wp/observatore.org/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-block-types-controller.php on line 1
CC09 – Hoax & Fake news – Observatore
ogf

CARTILHA ANTIFRAUDES PARA CONSUMIDORES ONLINE

Dicas do Observatore.org sobre como identificar e prevenir fraudes na internet

Hoax & Fake News

Parece verdade, mas é golpe

A palavra hoax quer dizer pegadinha – uma mentira contada para pregar uma peça em outra pessoa. Em tecnologia da informação, ganhou significado mais soturno: fraude, que é propagada nos meios digitais como uma mentira para pegar trouxa. Na era das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas, o termo ganhou um novo significado: fake news, notícias falsas e/ou alarmantes que enganam o leitor e o levam a acreditar em uma mentira.

No mundo dos estelionatários digitais, os hoaxes têm sido um dos meios mais rápidos e fáceis de aplicar golpes, espalhar vírus e fazer phishing, tamanho é o poder de disseminação das redes sociais. Mas ao contrário das fake news que ficaram famosas durante a campanha eleitoral de 2018, os hoaxes não usam vídeos antigos ou fotos toscamente adulteradas para enganar a vítima.

Golpistas produzem conteúdo crível, geralmente alarmante, usando instituições renomadas como supostas fontes, para induzir a vítima a fornecer dados pessoais e financeiros, a clicar em links que podem instalar vírus ou códigos maliciosos, ou a compartilhar o aviso, espalhando ainda mais o golpe.

Os problemas trazidos pelos boatos não afetam apenas quem os recebe e espalha, mas para aqueles citados no conteúdo. As mensagens podem conter códigos maliciosos, espalhar desinformação e comprometer a credibilidade e a reputação das empresas citadas, entre outros inconvenientes.

Como identificar

Identificar um hoax não é uma tarefa díficil, mas depende exclusivamente da atenção de quem recebe a mensagem. Ainda que o conteúdo pareça verídico, ele traz características que o denunciam como boato:

  • Geralmente contém erros gramaticais e de ortografia
  • Usa o nome de empresas e instituições confiáveis
  • Exige uma ação ou resposta urgente
  • Traz as palavras URGENTE e LEIA ESSA MENSAGEM em letras garrafais
  • Contém um link para a realização de um cadastro ou a confirmação de dados
  • Enfatiza que a mensagem deve ser compartilhada com o maior número de pessoas o mais rápido possível
Esse post de sorteio de iPhones no Facebook é um exemplo de hoax
COMO PREVENIR

Desconfie sempre. Boatos se propagam pela boa vontade e solidariedade de quem os recebe, pois há uma grande tendência das pessoas em confiar no remetente, não verificar a procedência e não conferir a veracidade do conteúdo da mensagem. Por isso, verifique a procedência da mensagem e faça uma pesquisa no Google sobre o assunto para certificar-se que não se trata de um boato.

Não clique no link da mensagem. Em vez disso, entre no site da empresa citada e verifique se há algum alerta publicado. Em casos de hoaxes envolvendo bancos, entre na sua conta pelo site do banco e não pelo link enviado no e-mail. Veja na imagem abaixo um exemplo de phishing a partir de hoax:

Mensagem recebida por email induzia o usuário a acessar sua conta no Bradesco a partir de um link. No campo de endereço aparece uma URL totalmente diferente da do banco