Notice: Undefined variable: yJjdPXkM in /wp/observatore.org/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-block-types-controller.php on line 1
CJ03 – Ciberataques – Observatore
ogf

CARTILHA ANTIFRAUDE PARA LOJISTAS

Dicas do Observatore.org sobre como identificar e prevenir fraudes na internet

Ciberataques

Como prever: identificando padrões

A fraude, um dos maiores medos de quem tem um e-commerce, pode não ser uma preocupação inicial, mas uma vez descoberta a sua gravidade ela se torna a grande vilã do negócio. Você ou a plataforma na qual sua loja está hospedada está preparado para lidar com o problema? Ou você só vai perceber que há algo errado após um registrar um grande chargeback (estorno de compra)?

FRAUDADORES E CONSUMIDORES
TÊM PADRÕES DE NAVEGAÇÃO DIFERENTES,
FÁCEIS DE IDENTIFICAR.

Uma maneira eficaz de prevenir golpes é manter uma equipe antifraude. Essa equipe ficará encarregada de monitorar as pequenas mudanças nas tendências em transações que precedem um ataque. Esse monitoramento permite detectar padrões típicos dos cibercriminosos e do consumidor.

OS GOLPISTAS ESTÃO ORGANIZADOS.
ELES ESPALHAM RAPIDAMENTE A NOTÍCIA
DA EXISTÊNCIA DE VULNERABILIDADES.
E ATACAM EM MASSA.

Independentemente da natureza do ato ilícito que pretendem cometer, fraudadores seguem padrões. Consumidores também. E é por meio do monitoramento desses padrões que a fraude pode ser descoberta antes de causar estragos.

Os consumidores normalmente apresentam um determinado padrão de navegação, como fazer pesquisas em vários sites ou então usar os comparadores de preço. Também pagam geralmente com cartão e realizam compras pequenas.

Quem pretende cometer um crime tende a se comportar de outra maneira: entra direto no site que foi eleito para vítima, pois preço não é a questão. Ele paga com boleto e ainda compra em grande quantidade. Analisando esse cenário, é possível identificar padrões comuns de fraude antes mesmo de a tentativa efetivamente virar um pedido.

Os fraudadores são muito dinâmicos, às vezes mais espertos que seu sistema de prevenção à fraude. Uma vez identificada uma vulnerabilidade, seu negócio estará exposto, e o dano financeiro resultante pode vir rapidamente.

A notícia de uma fraqueza em um sistema antifraude se espalha com facilidade entre os golpistas. Muitas vezes, diversos fraudadores atacam um site a mesmo tempo, pegando tudo que podem antes que a segurança corrija o erro. Daí seguem em frente, procurando a próxima vítima vulnerável.

Os ataques podem ter os mais variados objetivos, como tornar o site-alvo indisponível ou utilizar o site-alvo como disseminador de vírus. Nas próximas páginas você vai conhecer as fraudes mais comuns com que os lojistas precisam lidar.