Compras com cartão roubado
A fraude deliberada ou efetiva acontece quando o consumidor golpista realiza a compra com um cartão de crédito roubado ou clonado e usando as informações pessoais e financeiras da vítima. É o golpe que mais pesa negativamente nas finanças do lojista, pois é aplicado por indivíduos e quadrilhas especializadas nesse tipo de crime.
O golpista obtém as informações do cartão por engenharia social ou por força bruta, atacando a infraestrutura do site ou uma base de dados de empresas. A compra é feita com os dados do titular do cartão, mas o endereço de entrega indicado na compra é o do fraudador.
Como identificar
A melhor maneira de identificar esse tipo de golpe é acompanhar os cancelamentos pedidos em sua loja virtual. Monitore esses pedidos, encontre um ponto de conexão entre eles. O endereço de entrega pode ser um indicativo de tentativa de fraude.
Encontrado o ponto de conexão, bloqueie o cadastro do golpista ou delimite a quantidade máxima de tentativas de compra.
Como prevenir
A primeira providência a tomar ao abrir uma loja virtual é escolher meios de pagamento seguros. Facilitadores de pagamentos, que oferecem vários tipos de pagamento, costumam incluir no contrato a gestão de risco. São eles que vão monitorar as transações e barrar aquelas que considerarem suspeitas.
Outra dica: colha dados estratégicos do consumidor na hora da compra, como CPF, localização do IP e endereço de e-mail, dificultando a ação dos golpistas.
Colha dados estratégicos sobre o cliente como CPF, localização de IP, endereço de e-mail, entre outras informações importantes no momento de compra pode dificultar e intimidar a ação dos golpistas.
Comunique-se com o consumidor. A cada nova transação em finalização, solicite uma confirmação ao titular do cartão para finalizar a compra. Isso inibe a ação do fraudador.
Invista em um Certificado SSL. Ele vai criptografar os dados enviados à loja pelo cliente, evitando que sejam capturados em trânsito e usados para aplicar novos golpes.