Notice: Undefined variable: yJjdPXkM in /wp/observatore.org/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-block-types-controller.php on line 1
CC10 – Pharming – Observatore
ogf

CARTILHA ANTIFRAUDES PARA CONSUMIDORES ONLINE

Dicas do Observatore.org sobre como identificar e prevenir fraudes na internet

Pharming

Redirect para sites falsos

Pharming é uma fraude parecida com o phishing, e que o tráfego de um site é redirecionado para outro, falso, e informações confidenciais são roubadas. Esse crime explora a base de funcionamento da navegação na Internet, que são os nomes de domínio que transformam os números do IP em letras, formando o endereço do site. Essa base se chama DNS (Domain Name System ou Sistema de Nome de Domínio). De maneira simplificada: o pharming redireciona o usuário que acessa um site legítimo para um site falso sem que ele perceba.

Os sites falsos podem ser ser usados para infectar o computador do usuário com vírus ou códigos maliciosos ou coletar informações pessoais e financeiras para aplicar outro golpe, que é o roubo de identidade.

O fraudador faz esse redirecionamento de duas maneiras: instalando no computador do usuário um vírus ou um Cavalo de Tróia que altera o arquivo host do sistema operacional para desvia o tráfego de seu destino para um site falso, que possui a mesma aparência do desejado. Ou envenenando um servidor de DNS e fazendo com que vários usuários acessem o site falso sem querer.

Como identificar

Não é fácil reconhecer o pharming. Geralmente, o site falso tem as mesmas características visuais e de navegação que o site original, e o usuário nem percebe que o endereço que aparece no navegador é outro totalmente diferente do verdadeiro. Então, é preciso ficar sempre à URL do site. Veja abaixo um exemplo de pharming:

Cópia do site do Bradesco com endereço no navegador é totalmente diferente do original
Como prevenir

A melhor maneira de proteger-se contra o pharming é a prevenção, por isso:

Outras maneiras de evitar o pharming
  • Verifique a URL dos sites que você acessa para assegurar que estejam corretas
  • Tenha um provedor confiável e fique atento aos sites que você acessa
  • Evite sites suspeitos
  • Nunca clique em links contidos em e-mails recebidos, seja de pessoas conhecidas, seja de remetentes desconhecidos
  • Não acesse sites de comércio eletrônico ou Internet Banking se a conexão não for segura (https://)
  • Verifique se o site tem certificado digital e se este traz as mesmas informações do site