Notice: Undefined variable: yJjdPXkM in /wp/observatore.org/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-block-types-controller.php on line 1
CC14 – Proteja-se – Observatore
ogf

CARTILHA ANTIFRAUDES PARA CONSUMIDORES ONLINE

Dicas do Observatore.org sobre como identificar e prevenir fraudes na internet

Proteja-se

Dicas para navegação segura

Os fraudadores farão de tudo para obter informações pessoais e os dados de cartões de crédito. Os golpes podem ser inteligentes e engenhosos, mas nunca o suficiente se soubermos como evitá-los. A proteção da estação de trabalho e do navegador contra programas maliciosos e ameaças invasivas exigem o seguinte:

Manter sempre atualizado o software de proteção e o antivírus – A instalação de um bom antivírus está no topo da lista dos principais cuidados a serem tomados para
proteger dispositivos, como computadores e smartphones, de ameaças virtuais.
Mas é preciso manter as bibliotecas de vírus sempre atualizadas. Nos softwares de proteção, a atualização é responsável por trazer defesas às novas ameaças que vão surgindo no mercado.

Criar senhas difíceis de serem descobertas – Muita gente coloca datas conhecidas como senhas e isso é um tremendo erro. Pois elas são fáceis de ser descobertas. Também não se deve usar palavras simples. O ideal é usar letras, números e caracteres especiais.

Mas como vou lembrar da senha depois? É fácil. Crie um processo mnemônico, em que você consegue associar a senha com algum aspecto de sua vida que só você lembra, ou substitua letras por números ou caracteres especiais. No exemplo abaixo, mostramos como efetuar essa troca:
A = 4 ou @
E = 3 ou &
I = 1 ou !
O = 0 (zero)
S = 5 ou $
T = 7

Navegar protegido – alguns cuidados podem tornar sua experiência na web mais segura. Ignorar e-mails de remetentes desconhecidos e evitar clicar em links recebidos via e-mail, por exemplo, ajudam a evitar a fraude baseada no phishing. Veja outras dicas:

  1. Use bloqueador de pop-ups, aquela janela flutuante chata que abre junto com o site visitado, pode evitar armadilhas. Quantas vez um pop-up abre a não conseguimos nos livrar dele?
  2. Faça download de arquivos apenas de sites conhecidos. Arquivos baixados de origens desconhecidas podem carregar vírus e programas maliciosos.
  3. Solicite “Alertas de Transação Financeira”. É uma excelente forma de estar sempre informado sobre a utilização, autorizada ou não, do cartão de crédito.
  4. Avise o banco quando for viajar. Assim a instituição não recusa o pagamento de uma compra só porque ela foi efetuada em um país diferente de onde você mora

.